Biografia: Cassandra Clare

clare

Cassandra Clare é, na verdade, o pseudônimo de Judith Rumelt, nascisa em 27 de julho de 1973, em Teerã, no Irã. Seus pais, Elizabeth e Richard Rumelt, eram escritora e professor de uma escola de negócios, respectivamente. Clare viajou muito com a família durante a sua infância, percorrendo o Himalaia e morando brevemente na Inglaterra, Suíça e França. Devido às diversas viagens de sua família, Cassandra encontrava estabilidade na leitura. Ela frequentou a escola em Los Angeles, onde desenvolveu um grande interesse em escrever histórias interessantes. Inspirada pelo conto The Beautiful Cassandra, de Jane Austen, ela escreveu um romance de mesmo títulos. Posteriormente, esse nome se tornou seu pseudônimo no mercado literário.

Depois de se formar em Inglês, Clare começou sua carreira com repórter em vários tabloides e revistas de entretenimento, como o The Hollywood Reporter. Seus trabalhos de fanfiction, The Very Secret Diaries, inspirado por O Senhor dos Anéis, e The Draco Trilogy, homenageando Harry Potter, se tornaram populares entre os fãs da série. Ela também contribuiu com uma antologia de fantasia cômica com o conto The Girl’s Guide to Defeating the Dark Lord, sua primeira história publicada de fato.

clare13

Clare começou a levar a escrita a sério em 2004, com o lançamento de Cidade dos Ossos, primeiro volume da série Os Instrumentos Mortais. Inspirada pela paisagem urbana de Manhattan, ela trouxe os seres mitológicos à vida na Nova York contemporânea. Cidade dos Ossos é um livro sobre a jovem Clary Fray, que não faz a menor ideia da existência de criaturas sobrenaturais e de seu importante papel nesse mundo fantástico. Ela descobre isso da maneira mais difícil, quando sua mãe desaparece e um Caçador das Sombras, Jace Wayland, salva sua vida dos demônios enviados por Valentine, o vilão da série. A obra contém muitas criaturas incorporadas de diversas mitologias, entre eles, lobisomens, fadas, vampiro, e warlocks.

Esse primeiro livro subiu instantaneamente para o 1º lugar da lista de mais vendidos do The New York Times. Cidade dos Ossos ganhou vários prêmios e foi adaptado para o cinema em 2013, e depois como série em 2016. Mas, antes disso, Clare publicou mais dois livros, Cidade das Cinzas e Cidade de Vidro. A série continua, porém com outro arco narrativo e mais três livros, Cidade dos Anjos Caídos, Cidade das Almas Perdidas, e Cidade do Fogo Celestial.

clare12

O grande sucesso encorajou Clare a expandir o universo dos Caçadores das Sombras. Entre os dois arcos de Os Instrumentos Mortais, ela escreveu a série prequel As Peças Infernais, ambientada no mesmo mundo, mas na era Vitoriana. Anjo Mecânico é o primeiro livro da série, assim como o primeiro a contar com a narrativa em primeira pessoa. A protagonista, Tessa Gray, conta a história do seu sequestro por um Integrante do Submundo prestes a conseguir o poder definitivo. Mais uma vez a autora conseguiu agradar os leitores e os livros também se tornaram nº 1 na lista de mais vendidos do NY Times.

Depois de finalizar Os Instrumentos Mortais, Clare colaborou com a autora Holly Black na série Magisterium. Ela também resolveu continuar a escrever no mesmo mundo, focando em outros personagens. Os Artifícios das Trevas conta a história de Emma Carstairs, a melhor Caçadora das Sombras de sua geração, e de seus colegas do Instituto de Los Angeles. Essa série ainda se encontra em andamento, mas a autora já tem inúmeros projetos confirmados para o futuro. Os Caçadores das Sombras vieram para ficar.

Principais obras publicadas no Brasil:

Cidade dos Ossos (2007)

clare1O primeiro volume da série best-seller Instrumentos Mortais, de Cassandra Clare, agora com capa metalizada.

Cidade dos ossos nos apresenta Clarissa, uma adolescente típica: aos quase 16 anos mora com a mãe, uma jovem artista viúva. Tem um “tio” postiço, Luke, que de certa forma ocupa o lugar do pai e um melhor amigo, Simon, que nutre por ela uma paixão secreta. Quando Simon e Clary visitam um clube, a menina vê três adolescentes matarem um rapaz. Há, porém, dois grandes problemas: ninguém acha o corpo e apenas ela vê os tais assassinos.

Sua vida muda completamente. A mãe é raptada por demônios e ela descobre a existência dos Caçadores das Sombras, guerreiros cuja missão é proteger o mundo que conhecemos de bestas e outras criaturas. Vampiros que saem da linha, lobisomens descontrolados, monstros cheios de veneno? É por aí mesmo.

E depois desse primeiro contato com o Mundo de Sombras, e com Jace — um Caçador que tem a aparência de um anjo, mas a língua tão afiada quanto Lúcifer —, Clary nunca mais será a mesma.

Cidade de Cinzas (2008)

clare10O segundo volume da série best-seller Os Instrumentos Mortais, de Cassandra Clare, agora com capa metalizada.

Depois ser apresentada ao Mundo de Sombras e a Jace — um Caçador que tem a aparência de um anjo, mas a língua tão afiada quanto Lúcifer —, Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem?

Para complicar ainda mais, alguém na cidade de Nova York está matando jovens do Submundo. Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada da Alma, é roubada, a aterrorizante Inquisidora chega ao Instituto para investigar — e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace. Como Clary pode impedir os planos malignos de Valentim se Jace está disposto a trair tudo aquilo em que acredita para ajudar o pai?

Nessa sequência de tirar o fôlego da série Os Instrumentos Mortais, Cassandra Clare atrai os leitores de volta para o lado mais obscuro do submundo de Nova York, onde amar nunca é seguro e o poder se torna a mais mortal das tentações.

Cidade de Vidro (2009)

clare11O terceiro volume da série best-seller Os Instrumentos Mortais, de Cassandra Clare, agora com capa metalizada.

Em Cidade de Vidro, a já conhecida heroína Clary deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, para salvar a vida de sua mãe, em um coma mágico induzido pelo terrível Valentim. Um homem que quer purificar o mundo de toda criatura que não seja 100% humana ou 100% nephilim. Um detalhe: entrar em Alicante sem permissão é contra a lei e pode significar a morte.

Cidade dos Anjos Caídos (2011)

clare6A guerra acabou e Caçadores de Sombras e integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta a Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace se afasta sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que se tornará seu pior pesadelo.

Cidade das Almas Perdidas (2012)

clare5Quando Jace e Clary voltam a se encontrar, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia de Lilith, um demônio muito poderoso, ligou Jace ao perverso Sebastian, transformando o Caçador de Sombras em um servo do mal. A Clave decide eliminar Sebastian, mas não há nenhuma maneira de matá-lo sem destruir Jace. Clary e seus amigos, no entanto, irão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar o namorado, mas ainda pode confiar nele? Ou ele está realmente perdido?

Cidade do Fogo Celestial (2014)

clare9Em Cidade do fogo celestial, Clary, Jace, Simon e toda a companhia se unem no meio do caos para enfrentar Sebastian, cujos poderes colocam tudo em risco. E agora, terão que viajar para outra dimensão para conseguir ter uma chance de impedi-lo. Vidas serão perdidas e sangue será derramado nesse último volume, onde o próprio destino do mundo pode ser mudado.

Anjo Mecânico (2010)

clare4Os fãs da trilogia são tão alucinados, que ganharam de presente uma prequel. E, sim!, o primeiro tomo também chegou ao topo da lista do New York Times, como todos os outros livros de Cassandra. Anjo mecânico, volume inaugural de As peças infernais, conta como os antepassados dos protagonistas de Instrumentos mortais se conheceram. E como existe muito mais mistérios entre eles do que se imagina.

Através de Tessa Gray, uma jovem órfã de 16 anos, somos apresentados aos Caçadores das Sombras da Inglaterra vitoriana. Como seus representantes do século XXI, eles também combatem os elementos rebeldes do submundo — vampiros e lobisomens. E são eles que vão ajudar Tessa quando esta, ao sair de Nova York em busca do irmão, seu único parente vivo, é raptada pelas irmãs Black.

Mas Tessa não é uma senhorinha indefesa. Dona do estranho poder de se transformar em qualquer um apenas tocando em algum pertence dessa pessoa, é um objeto valioso para o submundo. Ao lado do temperamental e misterioso Will e de seu melhor amigo James, cuja frágil beleza esconde um terrível segredo, Tessa vai aprender a usar seu poder e ganhar um lugar ao lado deles na batalha entre as trevas e a luz.

Príncipe Mecânico (2011)

clare7Tessa Gray não está sonhando. Nada do que aconteceu desde que saiu de Nova York para Londres – ser sequestrada pelas Irmãs Sombrias, perseguida por um exército mecânico, ser traída pelo próprio irmão e se apaixonar pela pessoa errada – foi fruto de sua imaginação. Mas talvez Tessa Gray, como ela mesma se reconhece, nem sequer exista. O Magistrado garante que ela não passa de uma invenção. Para entender o próprio passado e ter alguma chance de projetar seu futuro, primeiro Tessa precisa entender quem criou Axel Mortmain. também conhecido como Príncipe Mecânico.

Princesa Mecânica (2013)

clare8Princesa mecânica é ambientado no universo dos Caçadores de sombras, também explorado na série Os Instrumentos mortais, que chega agora ao cinema. Neste volume, o mistério sobre Tessa Gray e o Magistrado continua. Mas enquanto luta para descobrir mais sobre o próprio passado. a moça se envolve cada vez mais num triângulo amoroso que pode trazer consequências nefastas para ela. seu noivo. seu verdadeiro amor e os habitantes do Submundo.

Dama da Meia-Noite (2016)

clare3Em Dama da meia-noite, Cassandra retoma o universo de fantasia urbana da série Os Instrumentos Mortais, que já ganhou a tela de cinema e agora é série de TV exibida pelo canal Netflix. Cinco anos após os acontecimentos de Cidade do Fogo Celestial, acompanhamos os Caçadores de Sombras do Instituto de Los Angeles enquanto tentam descobrir os responsáveis por uma série de assassinatos que vitimam tanto humanos quanto fadas. Agora Emma Carstairs é uma jovem em busca dos assassinos de seus pais, com a ajuda de seu parabatai, Julian Blackthorn. As crianças cresceram e podem se tornar os melhores Caçadores de sua época.

Senhor das Sombras (2017)

clare2A ensolarada Los Angeles pode ser um lugar sombrio na continuação de Dama da Meia-Noite, de Cassandra Clare. Emma Carstairs finalmente conseguiu vingar a morte dos pais e pensou que com isso estaria em paz. Mas se tem uma coisa que ela não encontrou foi tranquilidade. Dividida entre o amor que sente pelo seu parabatai Julian e a vontade de protegê-lo das graves consequências que um relacionamento entre os dois pode trazer, ela começa a namorar Mark Blackthorn, irmão de Julian. Mark, por sua vez, passou os últimos cinco anos preso no Reino das Fadas e não sabe se um dia voltará a ser o Caçador de Sombras que já foi. Como se não bastasse, as cortes das fadas estão em polvorosa. O Rei Unseelie está farto da Paz Fria e decidido a não mais ceder às exigências dos Nephlim.

Presos entre as exigências das fadas e as leis da Clave, Emma, Julian e Mark devem encontrar um modo de proteger tudo aquilo que mais amam — juntos e antes que seja tarde.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta