10 livros para ler no Natal

Natal! A época mais mágica do ano se aproxima. Aquele dia no qual confraternizamos com as pessoas queridas, agradecemos pela vida, celebramos o amor e, se sobrar tempo, ainda tentamos ler algumas páginas da nossa leitura atual.

Por esse motivo, selecionamos dez livros dos mais variados gêneros com a temática natalina para agradar os mais diversos tipos de leitores. Monte sua árvore, coloque “Então É Natal” para tocar, escolha sua leitura, e aproveite.

Um Cântico de Natal e Outras Histórias, de Charles Dickens

natal1

Quem pode permanecer insensível aos bons sentimentos generosos e à honesta troca de carinho e afeto, tão abundantes nesta época do ano? Uma festa de Natal em família! Não há nada no mundo mais delicioso!” Em Um cântico de Natal e outras histórias o leitor mergulhará na atmosfera mágica dessa época do ano e será transportado à Inglaterra vitoriana, com suas ruas cobertas de neve, fantasmas que assombram um avarento, famílias reunidas à lareira e até mesmo duendes que raptam um coveiro.

“Este livro é um tesouro, e um dos primeiros a fazer analogias natalinas deste tipo. Muito do que conhecemos do que é o espírito natalino derivou destas linhas de Dickens. “Um cântico de Natal” é um dos contos mais lidos dos últimos tempos e ter essa obra prima em casa é um dever!”Meu Livro Doce Livro

Como o Grinch Roubou o Natal, de Dr. Seuss

natal2

O Grinch é uma criatura verde e peluda que detesta o Natal com todas as forças. Ele não suporta a felicidade dos Quem com suas festanças e banquemtes, e resolve acabar com a festa de uma vez por todas. Mas talvez o Grinch perceba que o verdadeiro significado do Natal vai muito além de comemorações e presentes.

Em suma, o conto é uma pequena crítica à comercialização do Natal e Dr. Seuss vem pra dizer que o feriado não é sobre os enfeites e presentes, mas sobre com quem você passa e tudo mais sobre (clichê, mas whatever) espalhar o amor.” – Leitora em Transição

Cartas do Papai Noel, de J.R.R. Tolkien

natal3

Todo mês de dezembro, um envelope com um selo do Polo Norte chegava para os filhos de J. R. R. Tolkien. Dentro dele, uma carta escrita à mão com letra trêmula e estranha e um lindo desenho colorido. Isso tudo era do Papai Noel, narrando histórias incríveis sobre a vida no Polo Norte. Desde a primeira carta para o filho mais velho, em 1920, até a comovente última carta para a caçula, em 1943, este livro reúne todas as memoráveis cartas e desenhos que Tolkien fez para os filhos em uma edição primorosa.

Nesta obra, sensacional para crianças, mas igualmente para adultos, Tolkien parece querer tocar o coração de seus filhos com as palavras escritas pelo Papai Noel e consegue além disso… Toca o coração de todos os leitores que tem o prazer de folhear e se deliciar com suas palavras.” – INtocados

O Natal de Poirot, de Agatha Christie

natal4

Simeon, o patriarca dos Lee, resolve convidar todos os filhos para comemorar o Natal na luxuosa mansão da família. É hora de eles deixarem os ressentimentos de lado e visitarem o velho pai. Mas aparentemente as intenções de Simeon não são nobres. Ele quer se divertir às custas do ganancioso grupo de familiares. Tudo começa com algumas alterações em seu testamento… e termina com um assassinato, em um quarto trancado por dentro. Quando Hercule Poirot oferece ajuda para solucionar o caso, encontra uma atmosfera não de luto, mas de suspeitas mútuas.

“Para quem gosta de um bom mistério, um livro bem escrito, consistente e que te convida a ler compulsivamente: eu recomendo O Natal de Poirot. Quem quer se divertir e testar o raciocínio: eu recomendo O Natal de Poirot. E quem quiser descobrir se tudo o que eu falo aqui, é relevante ou baboseira: eu recomendo O Natal de Poirot.”Leitor Cabuloso

Mulherzinhas, de Louisa May Alcott

natal5

Acompanhe a vida das irmãs Meg, Jo, Beth e Amy durante a Guerra Civil americana. A vida não era fácil. O pai delas estava na guerra e a mãe lutava para sustentar a casa. As filhas ajudam e, entre risos e lágrimas, aprendem a superar seus problemas, enquanto vão crescendo e se transformando em mulherzinhas.

“É a beleza do crescimento e o significado do amor familiar – provavelmente um dos mais puros de todas as histórias – que faz destas “Mulherzinhas” um dos melhores clássicos juvenis de sempre.” – Deus Me Livro

Deixe a Neve Cair, de John Green, Maureen Johnson & Lauren Myracle

natal6

Na noite de natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio para insuspeitos encontros românticos. Em Deixe a neve cair, bem-sucedida parceria entre três autores de grande sucesso entre os jovens, John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle escrevem três hilários e encantadores contos de amor, com direito a surpreendentes armadilhas do destino e beijos de tirar o fôlego. Comédia romântica com a assinatura de um dos maiores bestsellers da atualidade, o livro é o presente de Natal perfeito para os fãs de John Green e de histórias de amor e aventura.

No geral, Deixe a Neve Cair, é um ótimo e divertido livro e realmente indicado para essa época de Natal, onde queremos histórias que nos toquem, sensibilizem e envolvam. Vale a pena conferir esse livro, leitura leve e descontraída!” – De Livro em Livro

Um Anjo Burro, de Christopher Moore

natal7

Era noite. quase Natal. e todos em Pine Cove estão ocupados comprando. embrulhando e trocando presentes. Mas nem todos estão no clima para receber o bom velhinho. O pequeno Joshua Barker. de apenas sete anos. está desesperado: precisa de um verdadeiro milagre. Ele tem certeza de que viu o Papai Noel tomar uma pazada na cabeça e agora não faz outra coisa senão rezar para que ele volte dos mortos.
Para compor o elenco do livro. o autor recorreu a personagens tradicionais do Natal. como o Papai Noel e o arcanjo Raziel. e outros nem tão clássicos. como mortos-vivos e um morcego diferente.
Um anjo burro é uma obra polêmica que retrata acontecimentos numa das épocas mais importantes do ano. Não há no livro um compromisso com lendas já conhecidas. mas um compromisso com o riso. com um texto bem-construído e com um entretenimento de qualidade.

Christopher Moore tem um humor negro, ácido, mas extremamente viciante. Impossível não rir muito durante a leitura… Enfim, se você está  a fim de uma leitura rápida e bem humorada, não deixe de ler “Um Anjo Burro”.” – Ju Oliveira

O Presente do Meu Grande Amor, de Vários Autores

natal8

Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve — presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite —, vai se apaixonar por O presente do meu grande amor . Nas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa que você comemore o Natal, o ano-novo, o Chanucá ou o solstício de inverno.

Apesar de algumas ressalvas, achei a leitura agradável, e um livro bem fofo para quem está a fim de ler histórias diversas com finais felizes.” – Sem Serifa

O Presente, de Cecelia Ahern

natal9

Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte e, quando está em casa com a esposa e os filhos, sua cabeça está, invariavelmente, em outro lugar.

Numa manhã de inverno, Lou conhece Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha. Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça que usa Louboutins com o rapaz de sapatos pretos…

Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego. Mas logo o executivo se arrepende de ter ajudado Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber…

Quando começa a entender quem realmente Gabe é e o que ele faz em sua vida, Lou percebe que passará pela mais dura das provações.

Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ele. No momento certo.

O Presente entrou para minha lista de preferidos por ser um romance lindo, gostoso e com um personagem que me fez amá-lo e respeitá-lo. Ha! Não posso deixar de comentar o toque sobrenatural que encontrei no decorrer dessas páginas. Acredito que milagres possam acontecer, e sem dúvida Lou também passou a acreditar!” – Livros de Elite

Uma Chance para Recomeçar, de Lisa Kleypas

natal10

Victoria morreu em um trágico acidente, deixando sua filha Holly sob a responsabilidade do seu irmão, o solteiro convicto Mark. O tio Mark não se sentia muito preparado para cuidar da menina, mas assumiu o compromisso de devolver o sorriso aos seus lábios. No entanto, ele desconfia de que não esteja fazendo um bom trabalho, uma vez que Holly nunca mais falou desde que ficou órfã. Uma cartinha para o Papai Noel revela um desejo que pode ser a chave da felicidade de Holly: ela só quer ter uma mãe.
Maggie perdeu o marido em uma batalha contra o câncer e não quer jamais passar por tudo isso de novo. Por isso, ela fechou seu coração e prometeu a si mesma dedicar-se somente a sua nova loja de brinquedos em Friday Harbor, que permite às crianças viajar um pouco nas asas da imaginação.
A amizade entre Maggie e Holly (que até passou a acreditar em fadas!) ao mesmo tempo comove e preocupa o tio Mark. Ele tem certeza de que a nova amiga fará bem a sua sobrinha, mas precisa decidir se a deixará entrar em sua própria vida…

Uma Chance Para Recomeçar é uma boa pedida para quem procura um enredo gostoso de se acompanhar, principalmente para essa época do ano, que costuma despertar vibrações e sentimentos positivos. Uma história leve e doce, com potencial de aquecer os corações românticos.” – Minha Vida Literária

Deixe uma resposta