Vencedores do Goodreads Choice Awards 2017

O Goodreads é a maior rede social de livros do mundo, reunindo milhões de leitores e autores dos mais diversos países. Gosto tanto da plataforma que resolvi adotá-la como forma de organizar minhas leituras e compras, apesar de ser um das grandes responsáveis pelo empobrecimento mensal da minha conta bancária. Entre os muitos fatores que me fazem curtir tanto o site está o Goodreads Choice Awards. Todos os anos, desde 2009, os usuários do Goodreads são convidados a votarem nos melhores livros publicados no mercado internacional divididos em 20 categorias.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre os ganhadores das categorias principais da edição de 2017, com destaque para os livros já publicados no Brasil. Vamos à lista!


FICÇÃO LITERÁRIA


Little Fires Everywhere, de Celeste Ng

good1Celeste Ng chamou a atenção dos leitores com Tudo o Que Nunca Contei, livro de 2014 indicado ao Goodreads Choice Award de melhor livro de estreia. Em 2017, seu segundo trabalho, Little Fires Everywhere, leva o prêmio de Ficção Literária. Ambientado na cidade natal da autora, Shaker Heights, em Ohio, nos Estados Unidos, na década de 90, o livro aborda relações familiares, conflitos de raça, e o que realmente devemos àqueles que amamos.

Little Fires Everywhere ainda não foi publicado no Brasil, mas a Editora Intrínseca já confirmou o lançamento para o primeiro semestre de 2018.

MISTÉRIO E THRILLER


Em Águas Sombrias, de Paula Hawkins

good2É bicampeã! Dois anos depois de conquistar essa mesma categoria com A Garota no Trem, Paula Hawkins volta a ganhar com seu segundo livro, Em Águas Sombrias. Essa história envolvente leva o leitor a uma cidadezinha onde a morte de uma mulher traz a tona uma trama sombria de segredos, escândalos e assassinato.

Em Águas Sombrias superou o segundo colocado, Origem, de Dan Brown, por uma diferença de menos de 200 votos. Mesmo assim, é um feito incrível considerando a popularidade do vice.

FICÇÃO HISTÓRICA


Before We Were Yours, de Lisa Wingate

good3Uma história sobre família, injustiça, e o poder da redenção. Em Before We Were Yours, Lisa Wingate se inspira no caso real de uma agência de adoções que sequestrava crianças e as vendia para famílias ricas no Memphis, Estados Unidos.

Before We Were Yours ainda não foi publicado no Brasil, mas a própria autora confirmou em entrevista que os direitos de tradução foram adquiridos.

FANTASIA


Animais Fantásticos e Onde Habitam: o Roteiro Original, de J.K. Rowling

good4Nunca duvide da popularidade do mundo mágico de Harry Potter. O roteiro original do filme Animais Fantásticos e Onde Habitam, escrito pela maravilhosa J.K. Rowling acabou levando o prêmio de melhor fantasia, muito pela força do fandom do jovem bruxo.

Pessoalmente, tenho minhas reservas em relação a um roteiro de cinema ganhar uma categoria que deveria premiar romances em si, apesar de ter adorado o filme. No entanto, o resultado foi conseguido com méritos e via voto popular, então não há do que reclamar.

ROMANCE


Without Merit, de Colleen Hoover

good5Colleen Hoover tem simplesmente dominado a categoria romance do Goodreads Choice Awards. Confesse (2015), É Assim Que Acaba (2016), e Without Merit (2017) completam as três vitórias consecutivas da autora. No livro, a protagonista arrisca perder o homem que ama ao revelar um grande segredo em uma história cheia de culpa, drama familiar, e uma crescente teia de mentiras.

Without Merit ainda não foi publicado no Brasil, mas a Galera Record, que tem publicado as obras de Hoover, deve lança-lo mais cedo ou mais tarde.

HORROR


Belas Adormecidas, de Stephen King & Owen King

good7A família King reina absoluta na literatura de horror! Stephen King é mais que acostumado a ganhar prêmios, incluindo o  próprio Goodreads Choice Awards. Para o seu filho Owen essa é a apenas a primeira vez. Mas, o mais incrível é que, com essa vitória, já são três membros da família a conquistarem essa categoria. No ano passado, o outro filho de Stephen, Joe Hill, foi o vencedor com Mestre das Chamas. Isso que é DNA de escritor!

Em Belas Adormecidas algo de estranho começa a acontecer quando as mulheres de todo o mundo adormecem: elas são imediatamente envoltas em casulos. Se despertadas, se o casulo é rasgado e os corpos expostos, as mulheres se tornam bestiais, reagindo com fúria cega antes de voltar a dormir.

FICÇÃO CIENTÍFICA


Artemis, de Andy Weir

good6Dois livros publicados, dois prêmios do Goodreads de melhor ficção científica. O primeiro deles, Perdido em Marte, adaptado para o cinema por Ridley Scott, protagonizado por Matt Damon, e indicado a vários Oscars. Nada mal para um autor que começou publicando de forma independente na Amazon, hein?

Em Artemis acompanhamos a contrabandista Jazz Bashara e o seu envolvimento em uma conspiração na primeira e única cidade situada na Lua. A Editora Arqueiro já confirmou o lançamento do livro para 2018.

FICÇÃO YA & LIVRO DE ESTREIA


O Ódio que Você Semeia, de Angie Thomas

good8É isso mesmo que você leu. O Ódio que Você Semeia não ganhou apenas uma, mas duas categorias no Goodreads Choice Awards, superando inclusive Tartarugas Até Lá Embaixo, de John Green, como melhor ficção YA.

No livro, que passou quase um ano na lista de mais vendidos do NY Times, conhecemos Starr Carter, uma jovem de dezesseis anos que vê o seu melhor amigo de infância ser equivocadamente assassinado pela polícia.

FANTASIA YA


Corte de Asas e Ruína, de Sarah J. Maas

good9A terceira vitória consecutiva para Sarah J. Maas na categoria em que ela indicada todos os anos desde 2012. Isso sim é regularidade e aprovação popular dos leitores.

Em Corte de Asas e Ruína, terceiro volume da série Corte de Espinhos e Rosas, seguimos uma jovem caçadora envolvida com o misterioso mundo dos fae.

LITERATURA JOVEM


O Navio dos Mortos, de Rick Riordan

good10Se havíamos fala sobre dominação em categorias em que o mesmo autor recebeu o mesmo prêmio por três anos consecutivos, o que falar de Rick Riordan e sua sétima vitória seguida? Para vocês entenderem melhor a situação, a última vez que um autor diferente foi declarado vencedor dessa categoria foi em 2010.

O Navio dos Mortos é o terceiro livro da série Magnus Chase e os Deuses de Asgard, a história de um garoto de rua que se torna um guerreiro escolhido por Odin.

 

Confira abaixo os vencedores nas categorias restantes:

Deixe uma resposta