Biografia: Brandon Sanderson

brandoncc

Brandon Sanderson nasceu em dezembro de 1975 em Lincoln, Nebraska. Desde criança gostava de ler, mas perdeu o interesse nos tipos de livros que lhe recomendavam e, durante o ensino fundamental, não abria um livro se pudesse evitar. Tudo isso mudou na oitava série, quando uma esperta professora, Sra. Reader, lhe deu Dragonsbane, de Barbara Hambly. Sanderson gostou bastante do livro e começou a procurar coisas parecidas. Ele descobriu autores como Robert Jordan, Melanie Rawn, David Eddings, Anne McCaffrey, e Orson Scott Card. Brandon continuou um leitor ávido nos ensinos fundamentais e médio. Ele gostava tanto de fantasia épica que até arriscou a escrever algo. Suas primeiras tentativas, ele diz, foram terríveis.

Em 1994, Brandon ingressou na Brigham Young University no curso de bioquímica. Entre 1995 e 1997, ele deu um tempo nos estudos para servir como missionário da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Brandon conta frequentemente que foi durante o tempo que passou em Seoul, na Coréia do Sul, que ele percebeu que não sentia falta nenhuma da química, mas sim de escrever. Depois de retornar à universidade, Sanderson trocou o curso para Inglês, para o desgosto de sua mãe, que esperava que ele se tornasse um médico.

Brandon começou a escrever a sério, arrumando um emprego como recepcionista noturno em um hotel porque permitiam que ele escrevesse no trabalho. Nessa época, ele ia para a faculdade em tempo integral durante o dia, trabalhava à noite para pagar sua educação, e escrevia o máximo que podia. Ele comenta que isso tornou sua vida social desastrosa, mas que finalizou sete livros antes de se formar. Sanderson enviou vários manuscritos para editoras… e acumulou uma grande pilha de cartas de rejeição. Apesar disso, continuou a ser um escritor dedicado.

brandon

Ser voluntário na The Leading Edge, a revista de ficção científica/fantasia da universidade, foi uma experiência maravilhosa para Brandon. Lá, ele leu muitos textos, fez amizades para a vida toda, e trabalhou como editor-chefe no seu último ano.

Brandon aprendeu muito sobre o lado dos negócios de ser um escritor tendo aulas com David Farland, autor da popular série Runelords. Um dos conselhos que Dave deu a Sanderson foi comparecer a convenções com a WorldCon e World Fantasy, para se envolver com os profissionais do mercado. Brandon e um grupinho de amigos, também escritores em potencial, seguiram o conselho. Por acaso, ele conheceu seu atual agente e um de seus editores em convenções.

Foi em 2003, quando Sanderson estava no meio de um curso de pós-graduação, que ele recebeu uma ligação de Moshe Feder, editor da Tor, que queria adquirir os direitos de um de seus livros. Brandon havia enviado o manuscrito há um ano e meio e quase desistido de receber uma resposta, logo ficou surpreso e eufórico por receber a oferta. Em maio de 2005, Brandon segurou em mãos seu primeiro livro publicado, Elantris. Nos próximos anos, a Tor também publicou a trilogia Mistborn; sua sequência, The Alloy of Law; Warbreaker; e The Way of Kings, o primeiro de uma série prevista para dez livros, intitulada The Stormlight Archive. O segundo livro da série, Words of Radiance, foi lançado em 04 de março de 2014. Vários livros foram publicados depois disso e muitos outros ainda continuam em processo de escrita.

brandon1

Em 2004, depois de terminar seu mestrado em escrita criativa na Brigham Young University, Sanderson foi convidado para ser professor na mesma disciplina que havia sido aluno de Dave Farland. Mesmo com seu cronograma apertado, Brandon continua a ensinar o conteúdo dedicada a ficção científica e fantasia em escrita criativa, pois ele gosta de ajudar escritores iniciantes. Também porque ajudar a fazê-lo sair de casa, segundo ele. Além disso, junto a Howard Tayler, Mary Robinette Kowal, e Dan Wells, ele apresenta o podcast Writing Excuses, ganhador do Hugo e de dois Parsec Award.

Em julho de 2006, Sanderson casou-se com Emily Bushman. Emily e Brandon estiveram nos mesmos espaços da universidade durante os anos de estudantes, uma vez que Emily também se formou em Inglês. No entanto, eles nunca se conheceram, até que um amigo em comum arranjou um encontro em 2005. Emily foi professora por sete anos, mas decidiu abandonar a carreira com o nascimento do primeiro filho em outubro de 2007. Atualmente, Emily trabalha de casa, em meio período, como gestora de negócios de Brandon.

O repertório de Brandon foi expandido para o mercado infantil quando a Scholastic publicou Alcatraz Contra Os Bibliotecários do Mal, um livro infanto-juvenil, em outubro de 2007. Nancy Pearl fez uma resenha bem favorável no National Public Radio, o que agradou o fãs de Sanderson. Mais quatro livros dessa série foram publicados até agora. Além disso, a história Infinity Blade: Awakening se tornou um ebook best-seller acompanhando o aclamado jogo homônimo para iOS.

Em dezembro de 2007, Brandon foi escolhido por Harriet McDougal Rigney para terminar a série A Roda do Tempo, de Robert Jordan, depois da morte prematura do autor. The Gathering Storm, de 2009, e Towers of Midnight, de 2010, foram seguidos pelo último volume da série, A Memory of Light, em janeiro de 2013.

brandoncapa

O único autor a ser indicado seis vezes para o David Gemmell Legend Award em quatro anos, Sanderson ganhou o prêmio com The Way of Kings, em 2011, e com Words of Radiance, em 2015. Brandon também conquistou o Hugo Award com a sua novela The Emperor’s Soul, em 2013, além de ter sido indicado em duas ocasiões ao John W. Campbell Award para melhor autor estreante. Entrou na lista de mais vendidos do New York Times por várias vezes, com seu primeiro livro de A Roda do Tempo derrubando Dan Brown do 1º lugar, enquanto o segundo volume destronou John Grisham.

No Brasil, o autor teve dois livros da série Alcatraz publicados pela Benvirá, selo da Editora Saraiva, em 2010 e 2011, mas não houve continuidade. Em 2012, a primeira fantasia adulta de Sanderson, Elantris, chegou ao país pela LeYa Brasil. A mesma editora também publicou a trilogia inicial de Mistborn, composta por O Império Final, O Poço da Ascensão, e O Herói das Eras. E surpreendeu a todos ao anunciar o lançamento simultâneo de três livros da 2ª fase da série para dezembro desse ano. A Editora Aleph publicou Coração de Aço, primeiro livro da trilogia Executores. O segundo volume, Tormenta de Fogo, deve sair muito em breve. Além disso, é possível ler um conto do autor na antologia Mulheres Perigosas, também da LeYa Brasil.

LIVROS PUBLICADOS NO BRASIL:

O Império Final (Mistborn #1) 

brandon5

“O primeiro volume da aguardada saga fantástica de Brandon Sanderson! Certa vez, um jovem com uma herança misteriosa, desafiou corajosamente a escuridão que sufocava a Terra. Mas ele falhou… Desde então, há mil anos, o mundo é um deserto de cinzas e brumas, governado por um imperador imortal conhecido como Senhor Soberano. Nessa sociedade onde as pessoas são divididas em classes sociais, Kelsier, um ladrão bastardo, se torna o único sobrevivente que escapou da prisão brutal do Senhor Soberano, onde ele descobriu ter os poderes alomânticos de um Nascido da Bruma – uma magia misteriosa e proibida. Agora, Kelsier planeja o seu ataque mais ousado: invadir o centro do palácio para descobrir o segredo do poder do Senhor Soberano e destruí-lo. Mas para ter sucesso, Kel vai depender também da determinação de uma heroína improvável, uma menina de rua que precisa aprender a confiar em novos amigos e dominar seus poderes.”

O Poço da Ascensão (Mistborn #2)

brandon4

“Numa sucessão de golpes de sorte, Elend Venture subiu ao trono de Luthadel, a principal cidade do Império Final. Nos meses que seguiram a queda do Senhor Soberano e a dissolução de seu governo, o novo rei revolucionou as relações entre os skaa – a classe social inferior – e os nobres e atraiu a atenção dos diversos governantes das outras partes do grande império. Dentro das muralhas de Luthadel, o perigo espreita de todos os lados. Assassinos de aluguel alomânticos ameaçam a vida do rei, a desconfiança generalizada faz a população temer pelos rumos da cidade e desejar o retorno do Senhor Soberano, e um inverno inclemente se aproxima. Elend, Vin e o bando de Kelsier tentam a todo o custo manter o controle, mas os piores inimigos ainda estão por vir. Fora das muralhas, arma-se um cerco militar gigantesco. À frente dele, Straff Venture, o pai de Elend, um tirano cruel e desesperado pelo poder, busca invadir Luthadel. Mas ele não está sozinho. Reviravoltas e surpresas marcam este segundo volume da trilogia Mistborn. O destino de todo o Império Final está envolto nas brumas, e apenas uma força sobrenatural será capaz de desvendar os mistérios que assolam seus habitantes.”

O Herói das Eras (Mistborn #3)

brandon6

“O capítulo final da trilogia Mistborn, de Brandon Sanderson. Após subverter a lógica dos livros de fantasia tradicional e arrebatar uma quantidade incrível de admiradores, entre eles George R. R. Martin em pessoa, Brandon Sanderson encerra a trilogia fantástica Mistborn de forma no mínimo surpreendente. Para acabar com o Império Final e restaurar a liberdade, Vin matou o Senhor Soberano. Mas, em consequência, poderosos terremotos causaram o retorno das trevas, e a humanidade parece estar definitivamente condenada. Resta saber como Vin poderá se livrar da culpa e reverter este cenário. A conclusão da série promete não decepcionar os leitores dos dois primeiros volumes, já que está repleta de revelações e reviravoltas, dignas dos leitores mais exigentes.”

Box Mistborn: 1ª Era

brandon3

“Um dos produtos mais aguardados pelos fãs, o box da Primeira Era de Mistborn reúne os livros que estão sacudindo o universo da fantasia no Brasil e no mundo. Considerado o mais novo mestre do gênero, admirado pelos autores mais conceituados, Brandon Sanderson se atreve a subverter a lógica e desafia os leitores com perguntas aparentemente simples, tais como: o que acontece se o herói da profecia falhar? Que tipo de mundo surge quando o Senhor das Trevas está no comando? As respostas encontram-se na trilogia Mistborn – Nascidos da Bruma, uma saga surpreendente, repleta de ação e magia. Mistborn volume 1: O Império Final, Mistborn volume 2: O Poço da Ascensão, Mistborn volume 3: O Herói das Eras.”

Elantris

brandon7

“Uma obra prima da fantasia! Elantris era a capital de Arelon: colossal, linda, radiante e repleta de seres benevolentes que usavam suas poderosas habilidades mágicas em benefício de todos. Mas, há dez anos, uma maldição misteriosa devastou Elantris e os corpos de seus habitantes – que agora vivem a decrepitude em intensa dor, quase que um bando de leprosos. E a própria Elantris se tornou sombria… Uma grande história de fantasia, mistério, romance, humor, disputa religiosa e conflitos políticos.”

Coração de Aço (Executores #1)

brandon8

“Misteriosamente várias pessoas, de diferentes origens, recebem superpoderes, mas são corrompidas por eles e tornam-se vilões cruéis. Após tomarem o controle das cidades para si, eles criam uma nova realidade distópica, submetendo os humanos a uma vida de servidão. Isso aconteceu há dez anos, quando David viu seu pai ser morto por Coração de Aço, ditador de Nova Chicago. Agora, ele se dedica a estudar as fraquezas desse e de outros supervilões, planejando fazer parte do misterioso grupo dos Executores, pessoas comuns com a ousada missão de matar os tiranos um a um.”

Alcatraz Contra os Bibliotecários do Mal (Alcatraz #1)

brandon10

“Um herói com o poder incrível de quebrar coisas. Uma missão de vida ou morte para resgatar um saco de areia. Uma terrível ameaça da poderosa rede secreta que domina o mundo, os Bibliotecários do Mal. 

Conheça Alcatraz, um adolescente desastrado que um dia descobre sua verdadeira missão e tem a vida radicalmente mudada. Agora, com a ajuda de uma equipe muito especial, nosso herói precisa deter os Bibliotecários do Mal antes que eles dominem o planeta de uma vez por todas.”

Alcatraz Contra os Ossos do Escrivão (Alcatraz #2)

brandon11

“Em mais uma aventura cheia de humor, Alcatraz Smedry percebe que está sendo perseguido novamente pelos Bibliotecários do Mal, só que o vilão, dessa vez, é um gigante meio homem, meio máquina que está sob as ordens dos Ossos do Escrivão, uma seita que quer destruir o poder da família Smedry. Graças a uma estranha nave de vidro em forma de dragão, Alcatraz consegue se salvar e tem a missão de procurar seu vovô Smedry, que, claro, não chegou a tempo para o encontro com o garoto e está desaparecido! Para isso, ele e sua grande equipe mais uma vez terão de se infiltrar numa biblioteca. Agora é a antiga e misteriosa Biblioteca de Alexandria, que não foi destruída (como alguns tolos das Terras Silenciosas acreditam), mas sim escondida e guardada por curadores horripilantes dispostos a sugar a alma daquele que deseja obter conhecimento. Envolvente, tenso e divertido, Alcatraz contra os Ossos do Escrivão é uma brilhante sequência de Alcatraz contra os Bibliotecários do Mal e um grande mergulho na literatura de fantasia.”

Mulheres Perigosas

brandon9

“George R. R. Martin apresenta as mulheres mais perigosas dos livros de fantasia. No ano em que o filme Rogue One chega às telas com uma heroína que reina absoluta, forte e autônoma, você vai conhecer as mulheres mais perigosas da literatura de fantasia mundial. Editada por George R. R. Martin, esta antologia traz 21 histórias inéditas sobre magia, ciúme, ambição, traição e rebeldia para Joana D’Arc nenhuma botar defeito. Esqueça o estereótipo de mulheres vítimas e heróis másculos enfrentando sozinhos qualquer perigo. Aqui você irá encontrar mulheres guerreiras, intrépidas pilotas, destemidas astronautas, perversas assassinas, heroínas formidáveis, sedutoras incorrigíveis e muito mais. Assinado por monstros da ficção científica e fantástica como Brandon Sanderson, (“Mistborn”), Megan Lindholm (“A Saga do Assassino”, sob o pseudônimo Robin Hobb), Melinda M. Snodgrass, Caroline Spector (“Wild Cards”) e novos nomes da literatura jovem como Megan Abbott (A febre) e Diana Gabaldon (“Outlander”), o volume conta ainda com uma novela do próprio Martin sobre A dança dos dragões, a guerra civil que assolou Westeros dois séculos antes dos acontecimentos de A guerra dos tronos. Mulheres perigosas é um livro simplesmente imperdível, daqueles que você não consegue parar de ler. Prepare-se para todo o tipo de perigo e para perder o fôlego com essas mulheres mais que poderosas.”

O texto acima foi traduzido do site oficial do autor (https://brandonsanderson.com/), mas sofreu algumas modificações.

2 pensamentos

  1. Olá! Que post incrível! Muito completo, adorei. Brandon Sanderson é meu autor favorito, e mesmo assim vi várias coisas aqui que ainda não sabia sobre ele. Que história, ein? Cada vez admiro mais e mais. Parabéns pelo post!

  2. Oi Gisele, obrigado pelo comentário. Também fiquei surpreso pelo tanto de coisas que ele passou pra ficar conhecido. Às vezes a gente que pensa que foi fácil chegar onde ele chegou, mas não foi bem assim.

Deixe uma resposta